Fonoaudiologia

Sobre O Curso

Está fundamentado nos princípios e compromissos que buscam contribuir com o desenvolvimento do conhecimento científico da Fonoaudiologia, no nível de suas possibilidades de aplicação prática; na compreensão dos fenômenos fonoaudiológicos em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais, econômicos, culturais e políticos; no respeito à ética e cidadania profissional; no reconhecimento das necessidades sociais e dos direitos humanos; na produção e divulgação de pesquisas; na formação de profissionais capacitados que atuem na sociedade na perspectiva da promoção da saúde dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

Competências e Habilidades

Atenção à saúde;

Tomada de decisões;

Comunicação;

Liderança;

Administração e gerenciamento;

Educação permanente

Identificar e analisar as necessidades de acordo com as múltiplas situações da área, mantendo uma postura investigativa e crítica;

Elaborar e gerenciar políticas, programas e projetos de intervenção em Fonoaudiologia

Mercado De Trabalho

A Fonoaudiologia vem conquistando um amplo espaço de trabalho, com abrangência na prevenção de distúrbios e promoção das diversas formas de comunicação humana. Além das sete especialidades já existentes (Audiologia, Disfagia, Fonoaudiologia Educacional, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva e Voz), passa a ter novas especialidades nas seguintes áreas: Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho, Gerontologia e Neuropsicologia. Hoje, encontra-se inserida entre as especialidades de fundamental importância para a comunicação interpessoal e manutenção da qualidade de comunicação em todas as fases da vida.

Carreira

O fonoaudiólogo pode exercer sua profissão de acordo com as áreas da comunicação humana: audição, fala, linguagem, motricidade orofacial e voz. Dentro destas áreas pode atuar em Ambulatórios, Associações, Berçários, Clínicas médicas e odontológicas, Consultorias, Consultórios, Creches, Empresas Públicas e privadas, Escolas, Hospitais, Laboratórios de diagnósticos em Audiologia, Maternidades, Medicina do Trabalho, Meios de comunicação, ONGs, Serviços de atendimento de saúde em domicílio (home care), Unidades básicas de saúde

Inscrição

Matriz Curricular




Slider