Gestão Ambiental

gestao-ambiental

Sobre o Curso

O gestor ambiental ou “administrador da natureza” é um profissional atento à relação do ser humano com o meio ambiente, englobando três grandes áreas: econômica, social e ambiental. Ele se preocupa com o bom uso dos recursos naturais e em reduzir os impactos ambientais produzidos pela exploração do homem. Sendo responsável por planejar, gerenciar e executar atividades relativas à preservação e recuperação do meio ambiente, programas socioambientais etc.

Esse profissional utiliza técnicas e conhecimentos para garantir o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. Ele planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para gestores ambientais está em expansão. Esse profissional encontra oportunidades em empresas públicas, privadas e não governamentais, desenvolvendo programas de responsabilidade social e ambiental, regulando a proteção do meio ambiente, fiscalizando, analisando e minimizando o impacto de atividades produtivas.

O gestor ambiental pode ainda atuar como profissional autônomo, prestando consultoria para governos e empresas.

Competências e Habilidades

  • Compreensão dos processos organizacionais e da importância da atuação do profissional no contexto ambiental.
  • Comprometimento com o aprendizado de modo a tornar-se um profissional com disposição para mudanças, autodesenvolvimento, responsabilidade, com atitudes e valores éticos orientados para a cidadania.
  • Visão e iniciativa empreendedora buscando, assim, inserir-se no mundo produtivo.
  • Compreender e considerar as transformações do mundo do trabalho, no qual o emprego formal mostra-se cada vez mais reduzido.
  • Visão sistêmica e crítica da realidade ambiental.
  • Domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos, que o tornem.

Carreiras

O profissional da área de Gestão Ambiental pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e terceiro setor. É um profissional que pode se enquadrar em várias áreas de atuação, como por exemplo: licenciamento ambiental; consultorias, auditórias e acessórias ambiental Recuperação de áreas degradadas, gerenciamento de resíduos sólidos; Educação; Certificação; Geoprocessamento; Extração de Recursos Naturais; Planejamento e gestão de projetos em empresas de diferentes setores e indústrias, em especial nas áreas de mineração, química, siderúrgica, celulose.

Inscrição

Matriz Curricular




Slider