Radiologia

radiologia

Sobre o Curso

O curso superior de Radiologia (tecnologo) desempenha um papel fundamental na formação do profissional da tecnologia da imagem radiodiagnóstica. Atualmente quase todos os diagnósticos patológicos necessitam de uma imagem para elucidação. Opera equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem radiografias convencionais ou digitais, empregados tanto na área médica quanto na industrial e de engenharia. Na Medicina, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raios X ou de ressonância magnética, por exemplo. Em Engenharia, o tecnólogo utiliza os aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações de edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves, com o objetivo de localizar e corrigir defeitos na construção de aviões. Na indústria farmacêutica e na alimentícia, esse profissional atua com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos. Ele pesquisa melhorias na qualidade das imagens e a segurança dos aparelhos.

Mercado de Trabalho

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Ministério da Saúde, é que os serviços de diagnóstico por imagem sigam protocolos específicos que garantam a qualidade do serviço e a segurança na manipulação das máquinas, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que as operam. Somado a isso, o avanço tecnológico dos equipamentos aquece a procura por esse profissional. Hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas são os principais empregadores. Mas também existe um mercado que cresce muito na área de radiologia odontológica e em medicina veterinária”, Há ainda oportunidades em indústrias, como a química e farmacêutica, no controle e na realização de testes para medir os níveis de radioatividade de determinados produtos. Fabricantes de equipamentos, como Siemens e Philips, também contratam esse tecnólogo para atuar como representante comercial, consultor técnico ou no desenvolvimento de produtos.

Habilidade e Competência

Atenção à saúde

  • Atenção à Imagenologia
  • Tomada de decisões
  • Comunicação
  • Liderança
  • Administração e gerenciamento
  • Educação permanente.
  • Melhores Técnicas e práticas

Carreira

A maior área de atuação ainda continua sendo os hospitais e clinicas(Raios X convencional, Tomografia e Ressonãncia Magnética), tanto diagnóstica como terapia(Radioterapia), atua ainda com Radiologia Industrial(atuação nos portos e aeroportos) e Radiologia Forense(atuação medicina legal).

Inscrição

Matriz Curricular




Slider